
Dentre vários episódios da vida de Jesus, gostaria de citar um que comprova o erro de pensar assim. Todos nós lembramos da ocasião em que Jesus acalmou uma tempestade, correto? “E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro”, nos diz Marcos (Mc 4.38a). Vemos nosso Senhor Jesus dormindo na popa do barco. “Mas que sono é esse?!”, a gente pergunta. Como Jesus pôde dormir em meio a uma tempestade? Já pensou nisso? Notemos que Jesus estivera o dia inteiro ocupado em pregações para uma multidão – Mc 4.1, sem microfone! – e “sendo já tarde” (Mc 4.35) não é de admirar que seu corpo humano precisasse de descanso, como qualquer um de nós!
Mas este sono de Jesus nos ensina uma verdade sutil e preciosa. Ensina-nos que o cansaço não é desculpa para a indiferença! Se não, vejamos.
O sono de Jesus demonstra um cansaço que não permitiu a indiferença. Ao contrário do que parece, Jesus não foi à popa do barco se escondendo pra tirar um cochilo. Não pôs nenhuma placa dizendo: “Não perturbe!”. Mesmo muito cansado, ele decidiu atender a seus discípulos, e isso da melhor maneira. Não espichando um olho e, deitado, mandando tudo parar. Mas, pondo-se de pé e mostrando um profundo interesse por ensiná-los.
Desta forma, aprendemos com Jesus que o cristão é um servo, acima de tudo! Ele demonstra isso, sendo “incansável” no fazer o bem. “E agora vou deixar que os outros ‘me façam de escravo’ é?”, surge a pergunta. Não, claro. O cristão deve cuidar de si mesmo, mas não em detrimento do seu irmão. Lembremos da figura do corpo de Cristo, onde ninguém vive em função de si mesmo, mas da Igreja como um todo. Nossa missão é servir! Paulo nos diz: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra (interesse, serviço) uns aos outros” (Rm 12.10).
Por fim, aprendemos que Jesus é perfeitamente capaz de compreender nosso cansaço. Ele é o Sumo Sacerdote que foi provado em todas as coisas (Hb 4:15). J. C. Ryle diz que “Ele é precisamente o Salvador que homens e mulheres, com corpos cansados e cabeças doloridas, em um mundo cansativo, necessitam para seu conforto”. Só quem provou o que passamos pode nos oferecer alívio perfeito. E como Ele quer nos dar isso!
Então, vamos buscar forças aos pés de Cristo para continuar amando e servindo. Cansados, muitas vezes. Indiferentes, nunca!
Deus nos abençoe no amor de Cristo!
Pura verdade!!!
ResponderExcluirMuitas pessoas usam o cansaço como desculpa para a indiferença. (posso confessar que já fiz isso). Mas é primordial entendermos que como comentado nesse texto, Jesus é perfeitamente capaz de compreender nosso cansaço. E dessa maneira, nos dá uma saída quando estivermos cansados,lá em Mateus 11:28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."
Que o cansaço não nos faça ser indiferentes, mas nos leve a buscar o alívio em Cristo Jesus e nos faça prosseguir...