Falar a mensagem de Jesus na linguagem dos dias atuais é atitude desafiadora. Entretanto, Ele mesmo deu Seu exemplo aos Seus seguidores, mostrando na prática que é possível perpetuar Seu conteúdo inovador diante de diversas gerações.
Aos cristãos desse tempo cabe buscar uma melhor compreensão da linguagem das redes sociais e realizar a aplicação sensata da mensagem nos diferentes contextos, num exercício de sabedoria, e por que não dizer, de estratégia?
Dessa forma, a capacidade de adaptação de Jesus deve ser um objetivo na atual comunicação dos cristãos. Frases curtas, no contexto de uma situação determinada, cabem perfeitamente em um tweet. Um pensamento mais bem elaborado pode ser veiculado por vídeo no YouTube. Se a afirmação é direta, pode ser compartilhada nos stories do Facebook, Instagram e Whatsapp.
Os áudios também não perderam sua relevância, como são prova o Spotify, Deezer e muitos outros agregadores de podcasts. Além de proporcionar liberdade ao ouvinte, que pode fazer outras atividades enquanto escuta, mexe com a imaginação e exige mais atenção. Uma rápida fala em qualquer Messenger pode se mostrar meio ideal para cristãos com maior dificuldade de exposição.
Até mesmo as imagens são de grande importância. Aliadas ou não a textos, elas são uma representação do estilo de vida dos cristãos, e não deixam de ser o seu reflexo. Uma simples selfie em um perfil social, como o LinkedIn, expressa uma mensagem, não verbal, é verdade, mas que pode inspirar alguma reflexão em quem a veja. Afinal, no universo humano, hoje em dia e mais do que nunca, tudo ao nosso redor fala.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JEREMIAS, J. As Parábolas de Jesus. 10a ed. São Paulo: Paulus, 2007.
KISTEMAKER, S. J. As Parábolas de Jesus. 1a ed. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1992.
MACARTHUR, J. F. As parábolas de Jesus comentadas por John MacArthur: os mistérios do Reino de Deus revelados nas histórias contadas pelo Salvador. 1ª ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2016.
OLIVEIRA, D. C. O Guia Definitivo de Redes Sociais. Journal of Clinical Dentistry and Research, 2019. v. 16, n. 1, p. 160–161.
RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009.
FONTES ICONOGRÁFICAS: The Chosen (TV series).
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário! Ele é um meio de você contribuir com este blog e uma avaliação muito importante pra mim.
Comentários com conteúdo ofensivo, que não estejam relacionados com o post ou que peçam parceria não serão publicados. Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados.
Fique na paz.