AS RAÍZES REFORMADAS DA TRADIÇÃO BATISTA: Uma Defesa da Tradição Batista [Parte 5]

Igreja de Santa Bárbara do Oeste, primeira Igreja Batista organizada em solo brasileiro (10 de setembro de 1871). Foto: http://ct2turismo.blogspot.com/p/caminhos-da-ferrovia-e-caminhos-das.html

 

5. RAÍZES PROFUNDAS RESISTEM AO TEMPO
As raízes Reformadas do Separatismo inglês do séc. XVII, que moldaram as marcas da tradição Batista, sustentam efeitos duradouros até os dias atuais. Nessa longa caminhada, o espírito Batista foi radicado sob princípios, antes que em personalidades. Contudo, a História é feita de seres humanos reais, que precisam lidar com contingências. Aliás, é para isso mesmo a que os princípios se destinam. Princípios são razões de decisão.

A Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira de 1986, embora apresentando digressões para a acomodação de pontos teológicos consideravelmente controvertidos, representa um legítimo documento doutrinário de seu tempo, fruto de retrocessos e avanços dos quais a História dos Batistas é repleta. Entretanto, trata-se de uma razoável Carta Confessional Batista.

Nada obstante, perduram os distintivos fundacionais Reformados também na tradição Batista pátria, dos quais a Confissão de Fé Batista de 1689 (aglutinada na Confissão de Fé dos Batistas do Brasil, de 1916) é o mais magnífico documento já produzido pelos Batistas, indubitavelmente.

Em seu Capítulo XVIII, “Sobre a Segurança da Graça e da Salvação”, no artigo 3º, a Confissão de Fé de 1689 declara que a segurança infalível da salvação pertence de tal maneira à essência da fé que um verdadeiro cristão, depois de muita espera e luta, sem revelação extraordinária e através do correto uso dos meios, vem a alcançá-la ao ser habilitado pelo Espírito a conhecer o que Deus livremente lhe dá (2019, p. 81–82).

O convencimento é área de atuação do Espírito. Conquanto o Calvinismo esteja incrustado na essência Batista, nenhuma compreensão das doutrinas da graça é imediata. Antes, conforme expressa a Confissão, é fruto de busca esmerada. Nada é mais importante para a determinação de uma busca do que a essência, o significado basilar.

E como arremata Spurgeon, o mais fervoroso e eloquente dos pregadores batistas, um calvinista é alguém que afirma que a salvação pertence ao Senhor. Não há nas Escrituras outra doutrina além dessa, ela é a sua essência (2014, p. 11).

 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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