O QUE É UMA IGREJA MULTIPLICADORA?

Imagem: https://www.sibgoiania.org/midia/2019/11/igreja-multiplicadora_art-bg.jpg

A Igreja Multiplicadora é a visão de multiplicação intencional baseada nos cinco princípios bíblicos de crescimento para a igreja local do Novo Testamento.

O primeiro princípio é o da Oração. Com esse princípio, busca-se resgatar a importância da oração na vida da igreja de hoje. A Igreja do NT orava muito. A visão de Igreja Multiplicadora busca desenvolver a prática da oração de forma mais intensa e contínua na vida de cada crente da igreja local. Sem oração, nada acontece.

O segundo princípio é o da Evangelização Discipuladora, que consiste no relacionamento discipulador da Igreja do NT. A evangelização estará incompleta se não for continuada pelo compartilhamento da verdade na vida diária. Portanto, a Evangelização Discipuladora é o relacionamento intencional de um discípulo com uma pessoa, no qual se comunica o Evangelho para transformá-la em outro discípulo. O relacionamento discipulador é vivenciado nas dimensões do chamar, agregar e aperfeiçoar discípulos multiplicadores.

O terceiro princípio é o da Plantação de Igrejas. É possível entendê-lo como um processo dirigido pelo Espírito Santo e executado pela Igreja do NT. Em todos lugares que os discípulos chegavam, eles intencionalmente procuravam plantar uma igreja, que se multiplicava. Esse princípio também é necessário para nossos dias, pois une a dependência do Espírito Santo à estratégia de avançar e multiplicar o número de igrejas pelo Brasil e pelo mundo.

O quarto princípio é o da Formação de Líderes, que é determinante na visão do Senhor Jesus para alcançar o mundo. Somente uma igreja com líderes de visão e que invista na preparação de novos líderes passará à próxima geração. Paulo sempre se dedicou à formação e capacitação de pessoas para que as igrejas continuassem no seu crescente desenvolvimento e multiplicação. Assim, formar novos líderes é uma necessidade inevitável da Igreja Multiplicadora.

E o quinto princípio é o da Compaixão e Graça. Jesus sempre se compadeceu do sofrimento das pessoas e agiu para ajudá-las. A igreja também precisa desenvolver cuidado com as pessoas no seu raio de alcance. Ao enfrentar os desafios sociais com compaixão e ministrando graça, a igreja torna-se relevante onde se encontra.

Dessa forma, o objetivo da visão de Igreja Multiplicadora é multiplicar discípulos e igrejas.

 


Uma breve síntese do livro "Igreja Multiplicadora"  — Fernando Brandão (Org.), da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira.

Comentários