![]() |
Antigo diagrama da Trindade: http://www.lucasbanzoli.com/2018/01/a-trindade-e-paga.html |
A Trindade é uma concepção de Deus extraída das Escrituras, tanto do Antigo como do Novo Testamento, confirmada pelos Pais Apostólicos, por importantes Concílios e pela História da Igreja.
O Deus Verdadeiro se autorrevela em Três Pessoas na Divindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Porém, os Três são uma Unidade, uma essência divina. Portanto, uma Triunidade.
O Triteísmo é um erro, porque não existem três deuses. A doutrina trinitária ortodoxa afirma que as Pessoas da Trindade estão eternamente relacionadas em comunhão infinita.
Isso nos leva ao conceito de Trindade Ontológica, compreendendo-se que as Três Pessoas compartilham da mesma vida essencial e inata desde toda a eternidade.
Por Trindade Econômica entende-se que a Trindade assumiu funções específicas, sobretudo no que se refere à salvação humana: o Pai planeja, o Filho executa e o Espírito aplica a obra.
Assim:
O Pai é Deus (1Co 8:6). O Filho é Deus (Hb 1:8). O Espírito Santo é Deus (At 5:3–4).
Os Três são Deus (Mc 1:9-11).
E Deus é Um só (Gl 3:20).
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário! Ele é um meio de você contribuir com este blog e uma avaliação muito importante pra mim.
Comentários com conteúdo ofensivo, que não estejam relacionados com o post ou que peçam parceria não serão publicados. Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados.
Fique na paz.