POR QUE DEUS CRIOU O SER HUMANO?

 Imagem: https://www.drcarolministries.com/god-created-us-for-intimacy/

 

Por que Deus criou o ser humano? Para encontrar a fundamentação dessa importante questão é possível partir de uma ordem de argumentos, listados de maneira lógica e prática.

Deus não precisava criar o homem. Por definição, Deus é Ser autoexistente, infinito e imutável. As Escrituras pressupõem Sua realidade quando narram o início do mundo criado (Gn 1:1). Assim, Deus não criou por necessidade, mas por vontade (Sl 115:2). A criação da humanidade é ato soberano de Deus.

Deus criou o homem para Sua própria glória. Embora possuindo completude de satisfação em Si mesmo, o Texto Bíblico afirma expressamente que Deus criou o ser humano com propósito definido (Ef 1:11–12). O homem foi feito para a glória de Deus (Is 43:7). Dessa forma, fica evidente que a criação do homem é ato proposital de Deus, cujo fim é glorificá-Lo.

Deus criou o homem para se relacionar com Ele. O ser humano também foi objeto de especial ação criativa. Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança (Gn 1:26). O “ser como Deus” confere aos seres humanos uma condição peculiar, o poder participar do relacionamento da Trindade (Jo 17:24). A criação do ser humano é ato relacional de Deus.

Deus criou o homem para o amar. Embora esse aspecto esteja contido no relacionamento com Deus, o amor qualifica a criação do ser humano com altíssima dignidade entre os seres criados (Jr 31:3). O amor é o guia da história da salvação humana (Jo 3:16). Bem assim, o ser humano amado por Deus se torna capaz de amar a Deus (1Jo 4:19). A criação do ser humano é ato amoroso de Deus.

Portanto, o ser humano pode encontrar significado para sua existência. Esse sentido é infinito e o transcende, mas é capaz de lhe dar alegria verdadeira e paz completa, porque o próprio Deus criou a humanidade para permanecerem juntos, por todo o sempre (Ap 21:1-4).

Comentários