![]() |
Foto: https://proclaimhisname.net/2018/07/23/why-i-love-baptist-history/ |
1. RECORDAR SEMPRE É PRECISO
A Reforma Protestante foi um movimento de inflexão histórica que tomou toda a Europa do séc. XVI, trazendo implicações religiosas, filosóficas, sociais, econômicas e políticas. Entretanto, o Protestantismo veio a ser um fenômeno histórico de altíssimo grau de complexidade, exibindo nuances bem definidas ainda no bojo de seu período constitutivo.
Nesse processo, os próprios aspectos essenciais da Teologia vigente foram sopesados pelos Movimentos de Reforma. A Lutero se uniram nomes como Zwinglio e Calvino, vindo este último a ser considerado um dos mais brilhantes teólogos do Protestantismo. A seu tempo, cada qual desenvolveu suas peculiaridades e, a estas, seguiram-se desdobramentos dissidentes de grupos reformados.
O século seguinte foi palco do acirramento das lutas sangrentas, das crises político-religiosas que varreram a Europa Ocidental e acabou por conhecer uma revolução de caráter parlamentarista: a Revolução Inglesa do séc. XVII. Nesse ambiente de convulsão social, as ideias religiosas eram muito perigosas e pouca tolerância foi observada. Ao contrário, as diversas denominações contemporâneas, tais como Luteranos, Presbiterianos, Metodistas, Congregacionais e, particularmente, os Batistas, surgiram em meio à violenta perseguição e morte.
Desse modo, revisitar as raízes Reformadas da tradição Batista representa não somente uma atitude salutar, como também uma necessidade impositiva para a mantença dos ideais distintivos ali definidos. É preciso, pois, continuar perpetuando a história e confirmando os princípios da fé Batista.
Ir para a [Parte 2]
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário! Ele é um meio de você contribuir com este blog e uma avaliação muito importante pra mim.
Comentários com conteúdo ofensivo, que não estejam relacionados com o post ou que peçam parceria não serão publicados. Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados.
Fique na paz.